Universal Music e TikTok não chegam a novo acordo de licenciamento
(Reuters) - A Universal Music Group (UMG) deixará de licenciar seu conteúdo para os serviços TikTok e TikTok Music, já que a gravadora disse na terça-feira que seu acordo com a plataforma de mídia social não foi renovado.
A UMG tem pressionado a TikTok por compensações apropriadas para artistas e compositores em suas discussões de renovação de contrato, entre outras coisas, disse em uma carta endereçada à sua comunidade de artistas e compositores.
Relacionadas
Se a UMG não chegar a um acordo com o TikTok, todas as suas músicas serão removidas do serviço assim que o acordo expirar na quarta-feira, disse um porta-voz da UMG.
Em sua carta, a UMG acusou a TikTok de "tentar construir um negócio baseado em música, sem pagar o valor justo pela música".
A UMG disse que a TikTok propôs pagar aos artistas e compositores uma taxa que é uma "fração da taxa" que as principais plataformas sociais em situação semelhante pagam.
A Tiktok, em uma declaração à Reuters, referiu-se à narrativa da UMG como "falsa" e disse que as ações da UMG não eram do melhor interesse dos artistas, compositores e fãs.
O TikTok é responsável por apenas cerca de 1% da receita total da UMG, disse a gravadora.
A empresa chegou a um acordo com a plataforma de mídia social TikTok em fevereiro de 2021, o que permitiu que os usuários do aplicativo pudessem incorporar clipes do catálogo de músicas da UMG em seus vídeos.
(Reportagem de Utkarsh Shetti, em Bengaluru, e Dawn Chmielewski, em Los Angeles)