Crescimento mensal de usuários e assinantes do Spotify supera as expectativas

Por Supantha Mukherjee

ESTOCOLMO (Reuters) - O Spotify informou nesta terça-feira que os usuários ativos mensais e os assinantes no quarto trimestre ficaram acima das expectativas, uma vez que a empresa cresceu em todas as regiões, e afirmou que as tendências de receita e lucratividade parecem favoráveis este ano.

A empresa de streaming de música se aventurou em podcasts e audiolivros, enquanto busca aumentar sua base de usuários para 1 bilhão até 2030. O Spotify também aumentou os preços para seus assinantes e demitiu milhares de funcionários para impulsionar os lucros e aumentar a eficiência.

O número de usuários ativos mensais aumentou em 23%, para 602 milhões no quarto trimestre, superando a estimativa do próprio Spotify e as previsões dos analistas, de 601,33 milhões.

Os assinantes premium, que respondem pela maior parte da receita da empresa, aumentaram 15%, para 236 milhões, superando as estimativas de 235,1 milhões, de acordo com dados da LSEG.

A empresa espera que os assinantes premium do trimestre atual atinjam 239 milhões, acima das estimativas de 238,3 milhões.

No entanto, a previsão do primeiro trimestre ficou abaixo das expectativas de Wall Street para o total de usuários e receita.

A previsão de usuários mensais do Spotify para o primeiro trimestre, de 618 milhões, ficou abaixo das estimativas de 618,8 milhões. A empresa espera que a receita chegue a 3,6 bilhões de euros, abaixo das expectativas de 3,64 bilhões de euros.

A empresa registrou um prejuízo operacional de 75 milhões de euros no quarto trimestre, em comparação com um prejuízo de 231 milhões de euros no trimestre anterior.

Continua após a publicidade

Depois de anunciar sua última rodada de demissões em massa em dezembro, o Spotify previu um prejuízo operacional no quarto trimestre entre 93 milhões de euros e 108 milhões de euros devido aos encargos.

A receita aumentou 16%, para 3,67 bilhões de euros, mas não atingiu as estimativas de 3,72 bilhões, já que sofreu um impacto das perdas cambiais.

A receita suportada por anúncios cresceu 12% em relação ao ano anterior, uma vez que a receita de publicidade de música voltou a acelerar, e a publicidade de podcast também cresceu dois dígitos.

(Reportagem de Supantha Mukherjee, em Estocolmo)

Deixe seu comentário

Só para assinantes