Microsoft diz que Google tem vantagem competitiva em IA generativa
BRUXELAS (Reuters) - O Google, unidade da Alphabet, desfruta de uma vantagem competitiva em inteligência artificial generativa devido ao seu arcabouço de dados e chips otimizados para a tecnologia, disse a Microsoft aos órgãos de defesa da concorrência da União Europeia, ressaltando a rivalidade entre os dois gigantes da tecnologia.
Os comentários da Microsoft se deram em resposta a uma consulta aberta pela Comissão Europeia em janeiro sobre o nível de concorrência na IA generativa.
Relacionadas
"Hoje, apenas uma empresa -- o Google -- está integrada verticalmente de uma maneira que lhe proporciona força e independência em todas as camadas de IA, desde chips até uma próspera loja de aplicativos móveis. Todos os demais devem contar com parcerias para inovar e competir", disse a Microsoft em seu relatório à comissão.
A empresa disse que os semicondutores de IA de autoabastecimento do Google lhe darão uma vantagem competitiva nos próximos anos, enquanto seus grandes conjuntos de dados proprietários do Google Search Index e do YouTube permitirão que a empresa treine seu grande modelo de linguagem Gemini.
Ainda acrescentou que assistentes de voz com tecnologia de IA, como o Google Assistante, do Google, e a Siri, da Apple, dão vantagem a ambas as empresas.
A Microsoft, cujo investimento de mais de 10 bilhões de dólares na OpenAI está agora na mira dos reguladores antitruste da UE, também procurou afastar as preocupações regulamentares sobre tais parcerias entre Big Techs e startups.
"Todas essas startups contaram com diferentes formas de investimentos e parcerias que lhes permitiram entrar e se expandir no espaço", afirmou, apontando para a Anthropic, que tem o Google e a Amazon como investidores, a francesa Mistral, na qual a Microsoft investiu 15 bilhões de euros, e a canadense Cohere, que tem como investidores Salesforce e Nvidia.
"Encorajar parcerias pró-competitivas no espaço da IA é uma forma eficaz de evitar que as empresas se tornem verticalmente integradas de uma forma que resultaria em uma vantagem anticompetitiva", disse a Microsoft.