EUA analisam riscos de uso de tecnologia de chips RISC-V pela China
Por Stephen Nellis
(Reuters) - O Departamento de Comércio dos Estados Unidos está analisando as implicações para a segurança nacional do trabalho da China na tecnologia de chip RISC-V, de código aberto, de acordo com uma carta enviada a parlamentares norte-americanos.
Relacionadas
A tecnologia RISC-V, que se pronuncia "risk five", compete com a tecnologia proprietária da empresa britânica de design de chips Arm Holdings. Ela pode ser usada como parte fundamental de qualquer dispositivo, desde um chip de smartphone até processadores avançados para inteligência artificial.
A tecnologia está sendo usada por grandes empresas chinesas de tecnologia, como Alibaba Group, e se tornou uma nova frente na competição estratégica na área de microprocessadores entre EUA e China.
Em novembro, 18 parlamentares de ambas as câmaras do Congresso norte-americano pressionaram o governo Biden sobre seus planos para impedir que a China "alcance o domínio da tecnologia...RISC-V e aproveite esse domínio às custas da segurança nacional e econômica dos EUA".
Em uma carta enviada na semana passada aos parlamentares, que foi vista pela Reuters na terça-feira, o Departamento de Comércio disse que está "trabalhando para analisar os riscos potenciais e avaliar se há ações apropriadas que poderiam efetivamente abordar quaisquer preocupações potenciais".
Mas o Departamento de Comércio também observou que precisaria agir com cuidado para evitar prejudicar as empresas americanas que fazem parte de grupos internacionais que trabalham com a tecnologia RISC-V.
Controles anteriores impostos sobre a transferência de tecnologia 5G para a China criaram obstáculos para as empresas norte-americanas que trabalham em órgãos de padrões internacionais dos quais a China também participava, colocando em risco a liderança dos EUA na área.