Meio avião e meio helicóptero: conheça Racer, a nova aeronave da Airbus

A Airbus Helicopters apresentou quarta-feira (15) uma aeronave híbrida de avião e helicóptero em meio à crescente competição pela definição do veículo com rotor do futuro.

Chamada de Racer, a aeronave experimental da Airbus é avaliada em 200 milhões de euros e é um modelo de demonstração único que combina rotores aéreos tradicionais com dois propulsores voltados para a frente, em uma tentativa de combinar estabilidade e velocidade, reduzindo os tempos de resposta para missões críticas, como busca e resgate.

"Há missões em que o acesso mais rápido possível é vital. Costumamos falar sobre a 'hora de ouro'", disse o presidente-executivo da Airbus Helicopters, Bruno Even.

Even se referia à janela considerada mais crítica para a prestação de atendimento médico.

Esses projetos também poderiam ser oferecidos para desenvolvimentos militares, já que a Otan realiza um grande estudo sobre a próxima geração de helicópteros, embora muito dependa de como seus planejadores definem as necessidades futuras.

Novidade quente

O Racer, que voou pela primeira vez em abril longe das câmeras, passou zunindo por uma plateia de 150 executivos do setor, políticos e representantes da União Europeia reunidos na base da Airbus Helicopters em Marignane, no sul da França, onde vem tomando forma gradualmente nos últimos sete anos.

A Airbus, maior fornecedora de aeronaves civis do mundo, há anos vem experimentando novos projetos de helicópteros ao lado de rivais como a Sikorsky, da Lockheed, que quebrou o recorde de velocidade da época com o modelo de helicóptero X2 há mais de uma década.

Nova aeronave da Airbus Helicopters é meio avião e meio helicóptero
Nova aeronave da Airbus Helicopters é meio avião e meio helicóptero Imagem: Tim Hepher/REUTERS
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O Racer é um sucessor totalmente novo do demonstrador X3, baseado em Dauphin, que a Airbus revelou em uma base aérea próxima, em 2010, e que conquistou um recorde não oficial de velocidade ao superar o Sikorsky X2.

Ambos os projetos visam superar os obstáculos ao voo de helicóptero de alta velocidade, combinando as vantagens das aeronaves de asa fixa com as de um helicóptero padrão.

O que esperar do futuro

Não há consenso sobre como será o helicóptero do futuro.

A estreia pública do Racer ocorreu meses depois que a italiana Leonardo e a fabricante norte-americana Bell concordaram em cooperar na próxima geração de tecnologia de rotor inclinado, ou "tilt-rotor", que substitui totalmente as pás aéreas, marca registrada dos helicópteros.

A Leonardo também está liderando um projeto separado para desenvolver a próxima geração de tilt-rotors - aeronaves em que os rotores podem girar assumindo ângulos que permitem pousos e decolagens verticais - para uso civil. O AW609 é o único projeto civil existente, mas ainda não foi certificado.

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Os defensores dos tilt-rotors dizem que a tecnologia permite maior velocidade e alcance, adequados para missões militares. Os críticos afirmam que o mecanismo de inclinação dos rotores atinge velocidades mais altas somente à custa de maior complexidade e custos de manutenção.

A Airbus disse que o Racer voa a 220 nós (400 quilômetros por hora), em comparação com as velocidades tradicionais de helicópteros, próximas a 140 nós. A Bell afirma que seu projeto de tilt-rotor V-280 Valor, recentemente escolhido pelo Pentágono, atingirá uma velocidade de cruzeiro de 280 nós.

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