Meta adiciona recursos de segurança ao CrowdTangle para aliviar preocupações da UE

BRUXELAS (Reuters) - A Meta adicionou recursos de segurança à sua ferramenta de rastreamento de desinformação, o CrowdTangle, para uso durante as eleições ao Parlamento Europeu, na tentativa de aliviar preocupações da União Europeia que levaram a uma investigação no mês passado sobre o impacto da decisão da Meta de descontinuar a ferramenta.

A plataforma de rede social dos Estados Unidos disse na semana passada que os candidatos às eleições do próximo mês receberão uma notificação no topo de seus feeds no Facebook e Instagram sobre como proteger suas contas e a si mesmos.

Isso inclui direcioná-los para recursos que ensinam a como, entre outras coisas, configurar a autenticação de dois fatores, revisar configurações de segurança ou configurar o Hidden Words, um recurso do Instagram que direciona automaticamente para uma pasta oculta solicitações de mensagens pessoais contendo palavras, frases e emojis ofensivos.

A Meta, que possui mais de 250 milhões de usuários mensais na UE, seguiu o anúncio da semana passada com exibições ao vivo para cada país do bloco, organizadas por palavras-chave relevantes, grupos públicos e contas do Instagram, que permitirão o monitoramento em tempo real das eleições por pesquisadores, jornalistas e sociedade civil.

A Comissão Europeia saudou a medida.

"A Comissão vai monitorar a implementação efetiva dessas funcionalidades e vai continuar trabalhando com a Meta em direção a soluções mais permanentes que atendam a todas as suas preocupações, conforme estabelecido na decisão de abertura", afirmou o órgão executivo da UE em comunicado.

"Os processos formais contra a Meta continuam abertos," acrescentou.

(Reportagem de Foo Yun Chee)

Deixe seu comentário

Só para assinantes