EUA processam ByteDance e TikTok por violação de privacidade de crianças

Por Jody Godoy e David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Comissão Federal de Comércio (FTC) entraram com uma ação nesta sexta-feira contra o TikTok e sua controladora, a ByteDance, por não protegerem a privacidade das crianças no aplicativo.

O governo alegou que o TikTok violou uma lei que proíbe a coleta, uso ou divulgação de informações pessoais de crianças menores de 13 anos sem o consentimento dos pais.

O departamento afirmou que o TikTok permitiu que crianças abrissem contas regulares no TikTok e, em seguida, criassem e compartilhassem vídeos curtos e mensagens com adultos e outras pessoas na plataforma regular do TikTok. O TikTok coletou informações pessoais dessas crianças sem obter o consentimento dos pais.

A plataforma chinesa de vídeos curtos tem cerca de 170 milhões de usuários norte-americanos e atualmente está lutando contra uma nova legislação que força a ByteDance a desinvestir os ativos do TikTok nos EUA até 19 de janeiro, sob pena de proibição.

No ano passado, a empresa enfrentou multas da União Europeia e do Reino Unido devido ao manejo dos dados das crianças.

O TikTok afirmou em junho que tem trabalhado com a FTC por mais de um ano para abordar as preocupações da agência e disse estar "desapontado por a agência estar buscando litígios em vez de continuar a trabalhar conosco em uma solução razoável".

(Reportagem de Jody Godoy e David Shepardson)

Deixe seu comentário

Só para assinantes