Proposta de Trump de reserva nacional de bitcoin gera debate

Por Medha Singh e Lisa Pauline Mattackal

(Reuters) - "Nunca venda seu bitcoin", disse Donald Trump a uma multidão animada em uma convenção de criptomoedas em Nashville, Tennessee, no final de julho.

O discurso do candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos foi a mais recente abertura em seu esforço para cortejar os eleitores focados em criptomoedas antes da eleição de novembro e ofereceu uma série de promessas de campanha, incluindo um plano para uma reserva estatal de bitcoin.

"Se eleito, será política do meu governo manter 100% de todo o bitcoin que o governo dos EUA detém atualmente ou adquirir no futuro", disse Trump, acrescentando que os fundos serviriam como o "núcleo do estoque estratégico nacional de bitcoin".

De fato, Trump não é o único com essa proposta. A senadora norte-americana Cynthia Lummis apresentou uma legislação que permitiria ao governo dos EUA comprar um milhão de bitcoins, cerca de 5% da oferta total, enquanto o candidato independente Robert F. Kennedy Jr. sugeriu um estoque governamental de quatro milhões de bitcoins.

Uma reserva estratégica seria um dos usos para a enorme quantidade de bitcoins mantida pelo governo dos EUA. No entanto, ainda não se sabe para que ela seria usada, se é viável ou se é bem-vinda para o mercado cripto mais amplo.

O governo dos EUA possui um grande estoque de criptomoedas: cerca de 11,1 bilhões de dólares, o que inclui 203.239 tokens de bitcoin, de acordo com a empresa de dados Arkham Intelligence, que disse que o montante veio de apreensões feitas contra criminosos, inclusive do mercado on-line Silk Road, que foi fechado em 2013.

Nos níveis atuais, os EUA detêm cerca de 1% do fornecimento global de bitcoins -- que é de cerca de 19,7 milhões de tokens, de acordo com a Blockchain.com. A oferta total de Bitcoin é limitada a 21 milhões de tokens.

Para comparar com grandes investidores não estatais, a Microstrategy, de Michael Saylor, detém cerca de 226.500 tokens de bitcoin, de acordo com os resultados do segundo trimestre. O iShares Bitcoin Trust e o Grayscale Bitcoin Trust da BlackRock detêm 344.070 e 240.140 tokens, respectivamente, de acordo com o site de dados BitcoinTreasuries.

Continua após a publicidade

Um estoque de bitcoin do governo poderia sustentar o preço da criptomoeda.

"Isso teria um impacto positivo no preço. Teria de ter, porque nunca tivemos uma commodity de oferta tão limitada, embora digital, assumindo um novo estado de ativo de reserva", disse Mark Connors, chefe de macro global da Onramp Bitcoin.

No entanto, essa reserva também significa menos tokens para os investidores de criptomoedas negociarem e poderia deixá-los expostos se o governo vendesse parte de suas reservas.

"RFK falou sobre ter 19% do bitcoin, a mesma quantidade do suprimento de ouro -- não consigo imaginar que um único bitcoiner ficaria feliz com isso", acrescentou Connors.

Além dos Estados Unidos, outros governos também possuem grandes quantidades de bitcoin, com o BitcoinTreasuries informando que a China é o segundo maior detentor governamental, com 190.000 tokens.

"MUITO A SER RESOLVIDO

Continua após a publicidade

Embora a perspectiva de uma reserva nacional de bitcoin seja incerta, os observadores do setor estão, no entanto, ponderando sobre a forma que ela poderia assumir.

Connors sugeriu que o Federal Reserve poderia gerenciar as reservas para o Departamento do Tesouro, como faz com o ouro. Por outro lado, o estoque poderia ser mais parecido com a Reserva Estratégica de Petróleo, onde tanto o presidente quanto o Congresso têm quantidades variáveis de controle, de acordo com Frank Kelly, estrategista político sênior do gerente de ativos DWS Group.

"Há muito o que analisar e descobrir", disse Kelly.

Há também uma ironia que incomoda muitos dos verdadeiros crentes no bitcoin: o ativo digital que se pretendia descentralizado e livre de controle governamental se tornando parte de uma reserva estatal.

Independentemente do que aconteça com o estoque de bitcoin, muitos participantes do mercado estão felizes o suficiente para ver a criptografia se tornar um ponto de discussão importante na campanha.

"Há uma visão geral no setor de que ambas as partes estão prestando muito mais atenção aos ativos digitais", disse Raoul Mewawalla, presidente-executivo do Mawson Infrastructure Group, que opera data centers para mineração de bitcoin.

Continua após a publicidade

"A expectativa é que isso continue após novembro."

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.