Universal Music e Meta expandem acordo de licenciamento de música
(Reuters) - A Universal Music Group (UMG), a maior gravadora do mundo, anunciou nesta segunda-feira um acordo ampliado para criar novas oportunidades para seus artistas e compositores nas plataformas sociais da Meta, controladora do Facebook.
"A UMG foi a primeira grande empresa musical a licenciar conteúdo no Facebook em 2017 e esse novo acordo expandirá ainda mais as possibilidades para a música dentro do ecossistema da Meta", disse a gravadora que representa artistas como Taylor Swift e Billie Eilish.
Relacionadas
O acordo diz respeito a todas as principais plataformas da Meta, incluindo Facebook, Instagram, Messenger e, pela primeira vez, WhatsApp.
O acordo renovado também aborda a questão da compensação para artistas e compositores, disse a UMG.
No final de julho, a gravadora disse que havia encerrado uma parceria com a Meta para streaming de vídeos musicais premium. A gravadora disse que esse tipo de produto era menos popular entre a base de usuários do Facebook do que outros produtos musicais.
O grupo de 54 bilhões de dólares, responsável por mais de um terço do mercado fonográgico, chegou a um novo acordo de licenciamento com o TikTok em maio, restaurando suas músicas e artistas na plataforma de mídia social.
No mês passado, as ações da UMG caíram mais de 23% em um único dia, depois que as receitas de streaming e assinatura do segundo trimestre, mais fracas do que o esperado, decepcionaram investidores.