Uber investe em startup britânica para acelerar projetos de direção autônoma
Por Nick Carey
LONDRES (Reuters) - A Uber anunciou nesta quinta-feira que vai investir na startup britânica Wayve para ajudar a empresa a trabalhar sua tecnologia de direção autônoma com as principais montadoras e acelerar o desenvolvimento de sistemas.
Relacionadas
As empresas não divulgaram o valor do investimento, mas disseram que ele será adicionado aos 1,05 bilhão de dólares em financiamento que a Wayve recebeu em maio, quando a rodada foi liderada pelo SoftBank Group.
A Wayve desenvolveu a tecnologia "Embodied AI" que, segundo ela, pode aprender e se adaptar ao comportamento humano.
A empresa disse que usará o financiamento e o suporte para acelerar o desenvolvimento das funções de assistência ao motorista e direção automatizada de Nível 2 e Nível 3 com as montadoras, "ao mesmo tempo em que trabalhará para o desenvolvimento de veículos autônomos de Nível 4 com potencial de escalada global para futura implantação na Uber".
Os sistemas de Nível 2 são projetados para executar tarefas básicas de forma autônoma, como permanecer na pista ou manter uma distância definida de outros carros, enquanto os carros de Nível 3 são projetados para dirigir sozinhos, mas exigem atenção do motorista.
Os veículos autônomos Nível 4 são projetados para dirigirem sozinhos na maioria das circunstâncias e agirem por conta própria em situações perigosas.