Topo

Operação internacional contra plataforma de crime cibernético Ghost prende 51 pessoas

18/09/2024 08h13

Por Noemie Olive e Charlotte Van Campenhout

HAIA (Reuters) - Uma operação policial internacional desmantelou uma plataforma de comunicação criptografada, conhecida como Ghost (fantasma em inglês), famosa por permitir o tráfico de drogas em grande escala e a lavagem de dinheiro, informou a Europol, a polícia da Europa, nesta quarta-feira.

Relacionadas

A investigação levou à prisão de 51 suspeitos de vários países, e há a expectativa de mais prisões.

A plataforma ganhou popularidade entre as organizações criminosas por seus recursos avançados de segurança e seu desmantelamento marca um golpe significativo nas redes globais de crime organizado.

"Esse foi realmente um jogo global de gato e rato, e hoje o jogo acabou", disse o diretor executivo adjunto da Europol, Jean-Philippe Lecouffe, aos repórteres.

A operação evitou várias ameaças à vida, desmantelou um laboratório de drogas na Austrália e levou à apreensão global de armas, drogas e mais de 1 milhão de euros em dinheiro, disse a Europol.

"Hoje deixamos claro que não importa o quão escondidas as redes criminosas pensem que estão, elas não podem escapar de nosso esforço coletivo", disse a diretora executiva da Europol, Catherine De Bolle, chamando a plataforma Ghost de "uma tábua de salvação para o crime organizado grave".

A operação foi conduzida com a ajuda de autoridades da Austrália, Canadá, França, Islândia, Irlanda, Itália, Holanda, Suécia e Estados Unidos, como parte de um compromisso mais amplo de combate ao crime organizado global.

À medida que a investigação continua, espera-se que mais atividades ilegais sejam interrompidas.

(Reportagem de Charlotte Van Campenhout e Noemie Olive)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Operação internacional contra plataforma de crime cibernético Ghost prende 51 pessoas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt