Serve Robotics faz parceria com unidade da Alphabet para entregas por drone

(Reuters) - A Serve Robotics, que entrega comida para o Uber Eats usando robôs que percorrem calçadas, disse que fará uma parceria com a Wing Aviation, controlada pela Alphabet, para usar drones, ampliando o alcance operacional para mais de nove quilômetros.

O programa piloto, anunciado nesta terça-feira, será realizado em Dallas, no Estado norte-americano do Texas, e marcará a entrada da Serve no mercado. A parceria fará com que os robôs da Serve coletem os alimentos dos restaurantes e os transfiram para os drones da Wing para entrega aérea.

Até o momento, as operações da empresa têm se concentrado em Los Angeles, onde ela entrega alimentos e mantimentos para a rede de lojas de conveniência 7-Eleven e para a Shake Shack, além do Uber Eats.

A entrega multimodal expandirá o alcance da Serve, permitindo a entrega autônoma em 30 minutos em toda a cidade, disse o presidente-executivo da Serve, Ali Kashani.

Embora os drones já tenham sido apontados como o futuro da entrega de pacotes e alimentos, sua adoção tem sido limitada pela falta de espaços para decolagem e aterrissagem nas cidades. Ao contrário deles, os robôs de entrega em calçadas são projetados para navegar em ambientes urbanos, o que os torna uma solução mais prática.

"Por meio dessa parceria piloto, a Wing espera alcançar mais comerciantes em áreas altamente congestionadas e, ao mesmo tempo, apoiar a Serve em seu trabalho de expansão do raio de entrega", disse o presidente-executivo da Wing, Adam Woodworth.

A Serve, desmembrada da Postmates em 2021, um ano após sua aquisição pela Uber, disse que os comerciantes não teriam que fazer nenhuma alteração em seu fluxo de trabalho ou instalações para acomodar as entregas de robô para drone.

A unidade da Alphabet, que começou como um projeto dentro da incubadora Google X, já realizou mais de 400 mil entregas comerciais em três continentes, acrescentou Woodworth.

(Por Akash Sriram)

Deixe seu comentário

Só para assinantes