ASML tem resultado acima do esperado, mas previsão para 2025 decepciona e ações desabam
Por Toby Sterling e Nathan Vifflin
AMSTERDÃ (Reuters) - A fabricante de equipamentos para produção de microprocessadores ASML divulgou nesta terça-feira resultado acima do esperado pelo mercado, mas a previsão da companhia para as vendas de 2025 vieram abaixo das expectativas, o que fazia as ações da maior empresa de tecnologia da Europa derreterem mais de 15%.
Relacionadas
A companhia afirmou que apesar do boom nos chips para aplicações de inteligência artificial, outras partes do mercado de semicondutores permanecem fracas por mais tempo do que o esperado, levando as empresas que fabricam microprocessadores a atrasarem encomendas de novos equipamentos. Enquanto isso, os clientes que produzem chips de memória fizeram adição "limitada" de novas capacidades.
A ASML é a maior fornecedora de equipamentos usados para fabricar chips e tem como principais clientes a fabricante taiuanesa de microprocessadores TSMC, bem como Intel, Samsung, Micron e SK Hynix.
Os números do balanço trimestral da companhia foram publicados no site da empresa um dia antes do esperado.
"Esperamos que nossas vendas líquidas totais em 2025 cresçam para entre 30 bilhões e 35 bilhões de euros, que é a metade inferior da estimativa que fornecemos em nosso Dia do Investidor de 2022", disse o presidente-executivo da ASML, Christophe Fouquet.
A ASML teve lucro líquido de 2,1 bilhões de euros sobre vendas de 7,5 bilhões no trimestre passado, ligeiramente acima das estimativas dos analistas.
No entanto, as encomendas recebidas pela empresa somaram 2,6 bilhões de euros, bem abaixo das previsões que variavam entre 4 bilhões e 6 bilhões.
A ASML disse que, embora a demanda por chips relacionados à IA seja forte, outros segmentos de mercado estão "demorando mais para se recuperar". A companhia espera "que isso continue em 2025, o que está levando à cautela dos clientes."