AMD recua na bolsa com previsão fraca para chips de IA
(Reuters) - As ações da AMD caíam 8% antes da abertura dos mercados nesta quarta-feira, depois que a previsão de receita da empresa não conseguiu impressionar investidores que buscavam um ganho maior da companhia com o boom da inteligência artificial.
A AMD pode perder cerca de 20 bilhões de dólares em valor de mercado, com base nos movimentos pré-mercado. A empresa tem sido uma das maiores vencedoras do boom da demanda de chips desencadeado pelo frenesi em torno da IA generativa, com suas ações subindo quase 156% desde o final de 2022.
A previsão de receita trimestral suave e uma meta de vendas de chips de IA de 5 bilhões de dólares para 2025, no entanto, mostraram que a demanda por processadores está crescendo mais rápido do que a produção, com a presidente-executiva, Lisa Su, dizendo que a oferta de chips será apertada no próximo ano.
"É desagradável ver um nome de IA dando uma previsão em linha com o mercado, que dirá abaixo", disse Stacy Rasgon, analista da Bernstein. "A esta altura, parece improvável que o desempenho da IA leve a um aumento das expectativas atuais, e falar de 2025 provavelmente aumentará o risco", acrescentou.
Outras empresas de chips, como Arm e Qualcomm também caíam nesta manhã mais de 2%. Mas a líder em chips de IA, Nvidia, recuava apenas 0,3%, em um sinal de que os investidores não esperavam um impacto semelhante de escassez de oferta sobre a empresa.
Tanto Nvidia quanto AMD dependem da gigante taiuanesa de fabricação de chips TSMC para a produção de seus microprocessadores de IA, mas analistas até agora demonstraram pouca preocupação com o fornecimento de chips de IA da Nvidia.
"A IA ainda domina essa história (da AMD) e, embora a empresa tenha aumentado (as expectativas de vendas) a cada trimestre deste ano, a preocupação é que a AMD não será capaz de fornecer uma melhora para as estimativas de Wall Street que já são de 8 bilhões a 9 bilhões de dólares para o calendário de 2025", disseram analistas da Jefferies.
Pelo menos 10 analistas reduziram seu preço-alvo para as ações da AMD, enquanto 8 aumentaram, mudando a mediana para 187,50 dólares, de acordo com dados da Lseg. Isso representa um potencial de valorização de quase 13% em relação ao último preço de fechamento da empresa.
A AMD é negociada a quase 32 vezes suas estimativas de lucros futuros para 12 meses, em comparação com 36 vezes para a Nvidia.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.