Associated Press demitirá 8% dos funcionários
(Reuters) - A agência de notícias Associated Press anunciou nesta segunda-feira que demitirá cerca de 8% de sua força de trabalho.
A companhia disse que os funcionários afetados serão notificados nas próximas semanas. A companhia oferecerá um plano de desligamento voluntário a um pequeno número de funcionários elegíveis, com base no departamento, função e tempo de serviço.
A empresa chegou a um acordo provisório com o sindicato News Media Guild, sujeito a ratificação, para estender essa oferta a alguns funcionários sindicalizados nos Estados Unidos.
Fundada em 1846 como uma cooperativa de notícias, a Associated Press tem jornalistas em quase 100 países e em todos os 50 Estados dos EUA, de acordo com dados da empresa.
"Estamos tomando medidas proativas, incluindo algumas reduções de pessoal, à medida que nos concentramos em atender às necessidades em evolução de nossos clientes", disse a agência.
A presidente-executiva, Daisy Veerasingham, disse em um memorando aos funcionários que aqueles que se qualificarem para o plano voluntário serão notificados até o final do dia.
A AP foi uma das primeiras organizações de notícias a assinar um acordo com a empresa de inteligência artificial OpenAI. No ano passado, ela licenciou uma parte de seu arquivo de notícias para o criadora do ChatGPT, abrindo um precedente para parcerias semelhantes.