Neuralink, de Musk, recebe aprovação canadense para testar chip cerebral
(Reuters) - A Neuralink, de Elon Musk, anunciou na quarta-feira que recebeu aprovação para iniciar seu primeiro ensaio clínico no Canadá, com um dispositivo projetado para permitir que indivíduos paralisados usem dispositivos digitais apenas com o pensamento.
A startup de chips cerebrais informou que o estudo canadense tem como objetivo avaliar a segurança e a funcionalidade inicial do implante, que permite que pessoas com tetraplegia, ou paralisia de todos os quatro membros, controlem dispositivos externos com o pensamento.
O hospital University Health Network, do Canadá, disse em um comunicado separado que sua unidade em Toronto foi selecionada para realizar o procedimento neurocirúrgico complexo.
O órgão regulador de saúde do Canada não respondeu de imediato a um pedido de comentário.
Nos Estados Unidos, a Neuralink já implantou o dispositivo em dois pacientes. A empresa afirma que o dispositivo está funcionando bem no segundo paciente do teste, que o tem usado para jogar videogames e aprender a projetar objetos em 3D.
Fundada em 2016 por Musk e por um grupo de engenheiros, a Neuralink também está construindo uma interface de chip cerebral que pode ser implantada no crânio e que, segundo a empresa, pode eventualmente ajudar pacientes com deficiência a se moverem e se comunicarem novamente, além de restaurar a visão.
(Reportagem de Harshita Meenaktshi e Shubham Kalia em Bengaluru)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.