Huawei vê entusiasmo pelo celular Mate 70 diminuir, dizem analistas
XANGAI (Reuters) - A Huawei está vendo menos entusiasmo dos consumidores na China por seu recém-lançado smartphone Mate 70, o que poderia afetar as remessas gerais da gigante chinesa da tecnologia para o ano, beneficiando a Apple e outras marcas chinesas, disse a corretora Jefferies.
A Jefferies disse em um relatório publicado na última quinta-feira que sua observação das discussões online após o lançamento do Mate 70 na terça-feira foi de que havia "muito menos entusiasmo", com base na frequência de avaliações e comentários online.
Relacionadas
A empresa agora vê risco de queda em uma estimativa inicial que havia feito de que a Huawei enviaria 48 milhões de celulares neste ano, após um produto anterior, o Pura 70, ter enviado apenas 5 milhões de unidades desde seu lançamento em abril deste ano, disse a Jefferies.
O antecessor do Mate 70, o Mate 60, que marcou o retorno da Huawei aos smartphones de ponta quando foi lançado no ano passado, vendeu de 12 milhões a 13 milhões de unidades até o momento, abaixo de suas estimativas iniciais de 15 a 16 milhões.
"Acreditamos que o volume final de vendas do Mate 70 poderá ser inferior ao do Mate 60", disseram os analistas.
"Parece que nossa previsão de 48 milhões de remessas da Huawei para este ano tem um 'downside', o que é positivo para o iPhone e outras marcas."
A Huawei não respondeu a um pedido de comentário em um primeiro momento.
A Huawei apresentou o Mate 70 como o celular Mate mais potente, mas analistas e consumidores disseram que as melhorias em relação ao seu antecessor parecem ser limitadas.
Embora o Mate 60 tenha causado um grande impacto ao revelar que a Huawei conseguiu superar anos de sanções dos EUA e fabricar localmente um chip avançado, foi difícil fazer muitas melhorias em termos de desempenho e rendimento de produção, segundo reportagem da Reuters.
Isso resultou na escassez do Mate 60 nos primeiros meses de seu lançamento, e a Jefferies disse que espera gargalos no fornecimento relacionados à produção de chips para o Mate 70 também.
Toby Zhu, analista da consultoria Canalys, disse que o arrefecimento da reação dos consumidores ao novo telefone da Huawei era inevitável, já que o entusiasmo do setor e dos consumidores diminuiria naturalmente após o retorno inicial da Huawei.
Pelo contrário, ele acrescentou que esperava que o volume de vendas do Mate 70 apresentasse um leve crescimento em comparação com a série Mate 60, em parte devido à capacidade de produção suficiente do carro-chefe.
(Por Brenda Goh, com reportagem adicional da redação de Pequim)