Bilionário chinês Jack Ma faz rara aparição e fala sobre futuro da inteligência artificial

PEQUIM (Reuters) - O cofundador do Alibaba, Jack Ma, expressou confiança no futuro do Ant Group, vendo oportunidades significativas em inteligência artificial para a companhia de pagamentos, em uma rara aparição pública desde que a China interrompeu uma oferta inicial de ações da empresa em 2020.

Falando na celebração do 20º aniversário do Ant Group, no domingo, que ele também cofundou, Ma saudou a revolução tecnológica da IA, de acordo com a mídia chinesa 36kr.

"Nossa geração tem muita sorte. Aproveitamos as oportunidades da era da Internet", disse Ma, de acordo com o 36kr. "Do ponto de vista atual, as grandes mudanças trazidas pela era da IA nos próximos 20 anos excederão a imaginação de todos."

O executivo também disse estar grato pelas experiências e desafios que a Ant enfrentou nos últimos anos. "São esses incentivos e críticas que ajudam a Ant a crescer e amadurecer", disse ele.

Ma, o empresário de tecnologia mais conhecido da China, criticou publicamente os reguladores chineses em um discurso em outubro de 2020, o que acabou causando um descarrilamento do IPO do Ant Group. Isso foi seguido por repressões regulatórias ao setor de tecnologia chinês, com Ma se retirando em grande parte da vida pública.

A Ant opera o aplicativo de pagamento móvel, Alipay, na China e em meados de 2020, antes do IPO ser cancelado, a empresa foi avaliada por alguns investidores em mais de 300 bilhões de dólares. O Alibaba detém uma participação de 33% na Ant.

Desde então, a fintech passou por grandes mudanças organizacionais para cumprir as regulamentações da China. Ma abriu mão do controle do Ant Group em 2023.

Em julho do ano passado, as autoridades chinesas anunciaram uma multa de quase 1 bilhão de dólares para o Ant Group por violar leis de proteção ao consumidor e governança corporativa, encerrando uma revisão regulatória que durou anos sobre a empresa.

(Por Ziyi Tang e Ryan Woo)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.