Ações da Alphabet sobem após empresa apresentar chip quântico

(Reuters) - As ações da Alphabet subiam cerca de 5% nesta terça-feira, após a controladora do Google apresentar um nova geração de chip que, segundo a empresa, ajudou a superar um desafio importante na computação quântica.

Na segunda-feira, o Google apresentou um novo chip chamado Willow, que resolveu em cinco minutos um problema de computação que, para um computador clássico, levaria mais tempo do que a história do universo.

As empresas de tecnologia estão buscando a computação quântica na esperança de desenvolver sistemas que funcionem em velocidades muito mais rápidas do que os computadores tradicionais baseados em silício.

Os blocos de construção dos computadores quânticos, chamados de "qubits", embora sejam rápidos, são propensos a erros, o que torna difícil garantir que os computadores quânticos sejam confiáveis e comercialmente viáveis.

Quanto mais qubits forem usados na computação quântica, mais erros geralmente ocorrerão. Mas o Google disse na segunda que encontrou uma maneira de unir os qubits no chip Willow de modo que as taxas de erro diminuam à medida que o número de qubits aumenta, e que o chip também pode corrigir erros em tempo real.

"Embora (não haja) nenhum uso atual, (o Willow) terá implicações importantes na ciência, na medicina e nas finanças. O Willow reduz os erros exponencialmente e pode levar a grandes avanços e descobertas em todos os setores", disse Thomas Hayes, presidente do conselho e membro gestor da Great Hill Capital.

As ações da Alphabet estavam em curso de registrar seu melhor dia desde abril. Até o fechamento de segunda-feira, as ações acumulavam alta de 25% no ano.

(Reportagem de Deborah Sophia em Bengaluru)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.