Lei que libera polo bilionário de data centers no RS é sancionada

SÃO PAULO (Reuters) - O prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas Gonçalves (PDT-RS), sancionou nesta quarta-feira lei municipal que viabiliza à Scala Data Centers construir o que chama de "cidade de data centers" na região. O projeto tem investimento inicial previsto de 3 bilhões de reais.

O texto amplia o perímetro urbano para incluir a área destinada à construção da nova infraestrutura digital e simplifica trâmites burocrático, disse a Scala Data Centers, com sede no Brasil, "criando um ambiente mais propício para a instalação de data centers".

A companhia, apoiada pela norte-americana DigitalBridge, afirma que o projeto "transformará o município em referência global em infraestrutura digital e inteligência artificial (IA)". 

Eldorado do Sul, na zona metropolitana de Porto Alegre, foi uma das áreas fortemente afetadas pelas chuvas que devastaram o Estado gaúcho em meados deste ano.

Segundo a Scala Data Centers, que além do Brasil, também atende países como Chile, México e Colômbia, a capacidade inicial da Scala AI City será de 54 megawatts, com potencial de expansão até 4.750 megawatts em mais de 7 milhões de metros quadrados.

Com a sanção desta quarta-feira, a Scala "agora pode seguir com as próximas fases, incluindo licenças e autorizações nas mais diversas esferas do poder público", acrescentou a empresa.

(Por Patricia Vilas Boas)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.