Microsoft vai adicionar modelos diferentes da OpenAI a produtos 365 Copilot
Por Anna Tong e Krystal Hu
(Reuters) - A Microsoft tem trabalhado para adicionar modelos de inteligência artificial internos e de terceiros em seu principal produto de inteligência artificial, o Microsoft 365 Copilot, em uma tentativa de diversificar a tecnologia da OpenAI e reduzir custos, disseram fontes à Reuters.
Relacionadas
É o mais recente esforço da Microsoft, que é um dos principais apoiadores da OpenAI, para diminuir sua dependência da startup de IA - uma mudança em relação aos últimos anos, quando a Microsoft divulgou seu acesso antecipado aos modelos da OpenAI. Quando a Microsoft anunciou o 365 Copilot em março de 2023, um dos principais argumentos de venda foi o fato do software usar o modelo GPT-4, da OpenAI.
A Microsoft também está buscando reduzir a dependência do 365 Copilot em relação à OpenAI devido a preocupações com custo e velocidade para usuários corporativos, afirmaram as fontes.
Um porta-voz da Microsoft disse que a OpenAI continua como parceira da empresa em modelos de IA mais avançados. O acordo original entre as duas empresas permite que a Microsoft personalize os modelos da OpenAI.
"Incorporamos vários modelos da OpenAI e da Microsoft, dependendo do produto e da experiência", disse a Microsoft em comunicado. A OpenAI não quis comentar.
Além de treinar seus próprios modelos menores, incluindo o Phi-4 mais recente, a Microsoft também está trabalhando para personalizar outros modelos para tornar o 365 Copilot mais rápido e mais eficiente, acrescentaram as fontes.
O objetivo é fazer com que seja mais barato para a Microsoft executar o 365 Copilot e, potencialmente, repassar essa economia para o cliente final, disse uma das fontes.
Os líderes da Microsoft, incluindo o presidente-executivo, Satya Nadella, estão acompanhando de perto os esforços, acrescentou a mesma fonte.
A medida reflete a estratégia de outras unidades de negócios da Microsoft que mudaram a forma como usam os modelos da OpenAI. O GitHub, que a Microsoft adquiriu em 2018, adicionou modelos da Anthropic e do Google em outubro como alternativas ao GPT-4. O chatbot Copilot, renovado em outubro, agora trabalha com modelos internos e também com modelos da OpenAI.
O Microsoft 365 Copilot, um assistente de IA integrado ao pacote de software empresarial da Microsoft ainda está tentando provar seu retorno sobre o investimento para as empresas.
A Microsoft não compartilha dados de vendas específicos sobre o número de licenças vendidas, e há preocupações no mercado sobre preços e utilidade.
Uma pesquisa com 152 empresas de tecnologia da informação mostrou que a grande maioria delas não tinha avançado em iniciativas que envolvem o 365 Copilot para além do estágio piloto, disse a empresa de pesquisa de mercado Gartner em agosto.
Ainda assim, analistas da BNP Paribas Exane disseram que observaram uma aceleração na adoção da ferramenta e esperam que a Microsoft venda o 365 Copilot para mais de 10 milhões de usuários este ano. A Microsoft também disse em novembro que 70% das empresas da Fortune 500 estão usando o 365 Copilot.