Vendas online de fim de ano nos EUA sobem quase 9% com salto de compras por celular
(Reuters) - Os gastos online nos Estados Unidos aumentaram quase 9% durante o fim de ano de 2024, com consumidores usando cada vez mais o smartphone para comprar produtos como TVs e brinquedos, mostraram dados da Adobe Analytics nesta terça-feira.
Os gastos dos consumidores no período de 1º de novembro a 31 de dezembro subiram 8,7%, para cerca de 241,4 bilhões de dólares online, acima da previsão inicial da Adobe de 240,8 bilhões feita em setembro. Em 2023, os gastos online durante o mesmo período cresceram 4,9%.
Relacionadas
Porém, o aumento maior do que o previsto nos gastos online pode não se traduzir em lucros para varejistas, disse Brian Jacobsen, economista-chefe da Annex Wealth Management.
"Estou um pouco ansioso sobre a temporada de balanços para ver se as grandes vendas online se traduzem em grandes lucros para os varejistas", disse Jacobsen, acrescentando que os descontos que o setor promoveu no período impulsionaram as vendas por meio de corrosão de margens.
De acordo com a Adobe, 54,5% das compras online foram realizadas por meio de um smartphone em comparação com 51,1% no mesmo período em 2023.
"A temporada de festas de fim de ano de 2024 mostrou que o comércio eletrônico está sendo remodelado por um consumidor que agora prefere fazer transações em telas menores e se apoiar em serviços incrementados por IA para fazer compras com mais eficiência", disse Vivek Pandya, analista líder da Adobe Digital Insights.
A crescente dependência de chatbots de IA, como o Rufus da Amazon, para recomendações de produtos e assistência nas compras, levou a um aumento de 1.300% no tráfego de clientes para sites de varejo, de acordo com a Adobe, que rastreia o comércio eletrônico monitorando transações online em sites, acessando dados de 85% dos 100 maiores varejistas dos EUA.
(Por Anuja Bharat Mistry e Jessica DiNapoli)