Topo

Ministro da Defesa da Itália minimiza possível acordo com Starlink para comunicações seguras

08/01/2025 15h39

Por Angelo Amante

ROMA (Reuters) - O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, tentou nesta quarta-feira acalmar uma discussão política provocada por uma notícia de que o governo italiano planeja pedir que a Starlink, de Elon Musk, forneça novos serviços de comunicação segura para uso militar.

Relacionadas

Crosetto disse ao Parlamento que a Itália não havia assinado ou acordado nenhum contrato com a SpaceX, proprietária da Starlink, e que o Ministério da Defesa não havia aprovado nenhum acordo.

Musk, que tem um relacionamento cordial com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, disse na segunda-feira que estava pronto para oferecer seus serviços, enquanto a Itália avalia possíveis acordos com a Starlink.

Entre as opções está o possível uso do sistema baseado em satélite da Starlink para fornecer comunicações seguras entre o governo, diplomatas italianos e oficiais de defesa que operam em áreas sensíveis do Mediterrâneo.

Com valor estimado em 1,5 bilhão de euros e distribuído ao longo de cinco anos, o projeto foi duramente criticado pelos partidos de oposição, que questionaram se um contrato deveria ser entregue a uma empresa de Musk.

Falando no Parlamento, Crosetto negou que tenha sido feito qualquer acordo com a Starlink.

"Há... uma necessidade de estudar e avaliar todas as soluções tecnicamente capazes de fornecer os recursos mencionados", disse, referindo-se à necessidade de comunicações criptografadas.

O parlamentar de Nicola Fratoianni disse que está preocupado com a resposta de Crosetto à sua pergunta.

"O ministro Crosetto deixou de lado a questão fundamental: não se pode confiar a segurança nacional a um monopolista privado", afirmou.

(Reportagem adicional de Alvise Armellini)

((Tradução Redação Rio de Janeiro))

REUTERS PF

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ministro da Defesa da Itália minimiza possível acordo com Starlink para comunicações seguras - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt