Nvidia tem planos para CPU projetado com MediaTek para desktops

Por Stephen Nellis

(Reuters) - O presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, disse na terça-feira que a MediaTek poderá vender a CPU para desktops que as duas empresas revelaram esta semana e que a Nvidia tem planos para o chip.

Na segunda-feira, durante a feita de tecnologia CES 2025, a Nvidia apresentou um computador de mesa chamado Project DIGITS. A máquina usa o mais recente chip de IA "Blackwell" da Nvidia e custará 3 mil dólares. Ela é equipada com um novo processador central, ou CPU, que a Nvidia e a MediaTek trabalharam para criar.

Em resposta a uma pergunta de um analista durante uma apresentação para investidores, Huang disse que a Nvidia contratou a MediaTek para co-projetar uma CPU com eficiência energética que possa ser vendida mais amplamente.

"Agora eles podem nos fornecer isso e podem manter isso para si mesmos e atender ao mercado. Portanto, foi um grande ganho para todos", disse Huang.

Anteriormente, a Reuters informou que a Nvidia estava trabalhando em uma CPU para computadores pessoais para desafiar o domínio da Intel, da AMD e da Qualcomm no mercado de computadores comerciais e de consumo.

O computador do Projeto DIGITS ainda não é um dispositivo para o mercado de massa. A máquina executa um sistema operacional baseado em Linux da Nvidia que é usado por desenvolvedores de IA, e Huang disse aos analistas que esses desenvolvedores são o mercado-alvo da Nvidia com o Projeto DIGITS.

Mas Huang disse que a Nvidia tem outros planos para sua CPU, mas disse que vai "esperar para dizer" quais são eles. "Obviamente, temos planos."

Mais tarde, na sessão de perguntas e respostas, Huang disse que a Nvidia acredita que pode preencher a lacuna entre o sistema operacional Linux que a maioria dos desenvolvedores de IA usa e o Windows, que é amplamente usado pelos consumidores. A saída para isso é usando uma tecnologia da Microsoft chamada Windows Subsystem for Linux que permite que um único computador use ambos os sistemas.

Continua após a publicidade

"Vamos transformar isso em um produto convencional", disse Huang. "Daremos suporte a ele com tudo o que fazemos para dar suporte a software profissional e de alta qualidade, e os fabricantes de PCs o disponibilizarão aos usuários finais."

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.