Samsung tem desempenho abaixo do esperado para 4º tri

Por Hyunjoo Jin e Joyce Lee

SEUL (Reuters) - O lucro operacional preliminar de quarto trimestre da Samsung Electronics não atingiu as estimativas por uma grande margem, com a gigante sul-coreana da tecnologia sendo duramente atingida por custos extras enquanto trabalha para fornecer chips de ponta para a Nvidia.

O resultado foi prejudicado pelo aumento dos custos de pesquisa e desenvolvimento e pelo  crescimento de capacidade de fabricação de chips avançados, disse a empresa. A desaceleração da demanda por microprocessadores de memória convencionais usados em PCs e telefones celulares também pesou sobre o lucro, acrescentou.

A maior fabricante de chips de memória, smartphones e TVs do mundo espera lucro operacional de 6,5 trilhões de wons (4,5 bilhões de dólares) para os três meses encerrados em 31 de dezembro, bem abaixo da estimativa d o mercado de 7,7 trilhões de wons, segundo a  LSEG SmartEstimate.

O lucro esperado é 131% maior do que o do mesmo período do ano anterior, mas 29% menor do que o do decepcionante terceiro trimestre. A receita preliminar foi de 75 trilhões de wons, um pouco abaixo das estimativas dos analistas.

A rival SK Hynix é a principal fornecedora da Nvidia de chips de memória de alta largura de banda (HBM) usados em unidades de processamento gráfico (GPUs) de inteligência artificial, enquanto a Samsung tem se esforçado para atender às exigências da Nvidia.

O presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, disse a jornalistas em Las Vegas na terça-feira que a Samsung precisa "criar um novo design" para fornecer chips HBM para sua empresa, acrescentando que "eles podem fazer isso e estão trabalhando muito rápido", informou o Korea JoongAng Daily.

A Samsung disse na época do resultado do terceiro trimestre que estava progredindo no fornecimento de chips HBM para a Nvidia, mas não fez nenhuma atualização pública sobre isso desde então.

Greg Noh, analista da Hyundai Motor Securities, disse que o lucro da Samsung foi possivelmente corroído por custos não recorrentes, bem como por ganhos decepcionantes com chips e telas.

Continua após a publicidade

"Há preocupações de que os principais negócios da Samsung continuem a perder competitividade. Mas a demanda por chips pode já ter chegado ao fundo do poço", disse Lee Min-hee, analista da BNK Investment & Securities, acrescentando que a demanda por smartphones na China pode melhorar gradualmente.

As ações da Samsung, a maior empresa da Coreia do Sul em valor de mercado, caíram 32% no ano passado, muito mais do que a queda de 10% do mercado mais amplo.

Em contrapartida, o mercado espera que a SK Hynix tenha lucro recorde no quarto trimestre. As ações da empresa subiram 23% no ano passado.

A Samsung divulga resultados detalhados de quarto trimestre em 31 de janeiro.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.