Startup de IA ElevenLabs conclui rodada de financiamento com avaliação de US$3,3 bi

(Reuters) - A ElevenLabs, startup de inteligência artificial de voz, disse nesta quinta-feira que levantou 180 milhões de dólares em uma nova rodada de financiamento que triplica a sua avaliação para 3,3 bilhões de dólares.

A rodada de financiamento Série C foi coliderada por Andreessen Horowitz e Iconiq Growth, com participação de novos investidores, como NEA, World Innovation Lab, Valor, Endeavor Catalyst Fund e Lunate.

Os investidores estão correndo para financiar startups de IA generativa após o sucesso meteórico do ChatGPT, da OpenAI, a fim de aproveitar o potencial comercial dos produtos alimentados por IA.

Sediada em Londres, a ElevenLabs pretende usar o financiamento para expandir sua pesquisa em IA de voz, focando em torná-la mais expressiva e controlável, criar novos produtos e expandir suas ferramentas para desenvolvedores e empresas.

A startup, que oferece ferramentas para criar vozes geradas por IA em diferentes idiomas, sotaques e emoções, captou 281 milhões de dólares em funding desde sua fundação em 2021.

A ElevenLabs foi cofundada por Piotr Dabkowski e Mati Staniszewski, que trabalharam anteriormente no Google e na Palantir Technologies, respectivamente.

"Esse financiamento nos aproxima de um mundo em que as interações digitais acontecem por voz - de forma fluida, natural e tão fácil quanto uma conversa", disse o presidente-executivo Mati Staniszewski.

A startup tem parcerias com jornais como The New Yorker, The Washington Post e The Atlantic, e estúdios de jogos incluindo Paradox e Cloud Imperium Games, de acordo com seu site.

A ElevenLabs disse que os investidores Sequoia Capital, Salesforce Ventures, Smash Capital, SV Angel, NFDG, BroadLight Capital também estão ampliando seu apoio.

Continua após a publicidade

(Reportagem de Jaspreet Singh, em Bengaluru, e Krystal Hu, em Nova York)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.