Vagner Diniz e Helena Taliberti estavam felizes. Descobriram havia pouco mais de uma semana que seriam avós de primeira viagem de um menino chamado Lorenzo. O filho deles, o arquiteto Luiz Taliberti, e a nora, Fernanda Damian, vieram da Austrália, onde moravam há quatro anos, apenas para revelar o sexo do bebê.
Nem Fernanda, grávida de cinco meses, sabia que esperava um menino.
Era uma ocasião especial para todos nós
Como estavam no Brasil depois de 2 anos longe, Fernanda e Luiz aproveitaram para viajar pelo país. Ficaram uma semana em Florianópolis (SC), com Vagner e Helena, foram a Brumadinho (MG), onde visitariam Inhotim, museu ao céu aberto que Luiz sonhava conhecer, e, de lá, partiriam para Tiradentes.
- Golpistas criam falsos canais para roubar doações às vítimas de Brumadinho
- Mariana ou Paris: por que há quem critique a solidariedade alheia?
Mas Luiz não chegou a ver as obras de artistas como Tunga e Cildo Meireles nem o centro velho da cidadezinha histórica mineira. O passeio foi interrompido por 13 milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos de minério de ferro que escorreram após o rompimento da barragem da Vale.
É neste momento que começa a saga de Vagner, Helena e Joel Justino de Almeida, pai de Fernanda, pelos dados que poderiam ajudar a localizá-los.