Viajar entre cidades no Brasil pode ser complicado. Nem sempre você consegue achar passagens de ônibus à venda online e existem as chamadas rotas invisíveis — não tem, por exemplo, uma forma de viajar direto entre João Pessoa (PB) e Paulista (PE). A plataforma de caronas e passagens de transporte intermunicipais BlaBlaCar tenta justamente atenuar estes dois problemas com o seu aplicativo.
No Brasil desde 2015, a empresa francesa começou a atuar com o serviço de caronas para conectar quem deseja viajar com motoristas que aceitam ir até o destino. "A ideia é literalmente rachar os custos da viagem para economizar até 50%/70% com gasolina e pedágio", explica o francês Fréderic Ollier, vice-presidente da unidade de ônibus da BlaBlaCar para a América Latina, em conversa com Tilt.
Ao todo, a plataforma está presente em 22 países — os principais mercados são França, Rússia e o Brasil. Segundo a empresa, ela atua com 50 mil rotas no Brasil. "Dois terços das nossas rotas não têm transporte público, e o serviço de carona é complementar ao ônibus", acrescenta.
Em 2020, empresa começou a oferecer passagens de ônibus em um formato de marketplace para intermediar online a venda de passagens promovidas por companhias de transporte rodoviário —ela não atua como a Buser, que conta com veículos próprios e funciona como um "Uber de ônibus".
"A maioria do mercado (80%) de passagens do Brasil está offline. Existe um potencial de crescimento muito elevado neste ramo", destaca o executivo. Confira a seguir como a companhia pretende conquistar mais adeptos no Brasil.