Basicamente há dois métodos de desentupimento profissional, que utilizam máquinas capazes de abordar o problema de formas distintas. Há as que utilizam jateamento de água e as que desentopem os canos por ação mecânica.
A eliminação de obstruções por meio de jato de água é chamada de hidrojateamento. Seu funcionamento é relativamente simples: uma mangueira flexível é ligada a um compressor de água, capaz de expulsá-la com vários níveis de pressão.
Na ponta da mangueira há um bico especial, que faz o jato sair em diferentes direções. Essa mangueira é inserida no cano e a força dos jatos pressurizados descola dejetos da parede da tubulação, fazendo-os seguir rumo ao esgoto.
O tamanho da mangueira depende da potência da máquina responsável por pressurizar o líquido. Quanto mais forte ela for, mais comprida poderá ser a mangueira.
Esse método geralmente é usado em tubulações de médio e grande porte. Mas cuidado com a idade do encanamento: a pressão pode danificar instalações muito antigas.
Já o outro método utiliza "força bruta": uma máquina chamada eletrorrotativa, mas popularmente conhecida como máquina rotatória ou, ainda, Roto Rooter.
É uma mangueira com uma peça rotativa em seu interior. Na extremidade que vai cano adentro, há lâminas ou até correntes (dependendo do porte da tubulação). A outra ponta é ligada a uma máquina, que faz a rotatória girar.
Ela funciona mais ou menos como uma furadeira, girando em alta velocidade para remover o que estiver grudado na parede dos tubos.
Essa solução é a mais barata e eficiente para entupimentos de pequeno porte. Também pode ser usada em situações mais complexas, ainda que demore mais que o hidrojateamento nestes casos.
A eletrorrotativa também é indicada em situações nas quais o encanamento é mais antigo.