Existem diferentes tipos de ventiladores que cumprem a função de ventilar e umidificar o ambiente, mas os mais comuns para uso residencial são os chamados climatizadores.
Nesse tipo de aparelho, o ar soprado pela ventilação passa antes por uma peça que lembra uma grade ou uma colméia de abelhas, chamada de painel evaporativo. Essa barreira é feita de um material capaz de absorver água, como tecido ou espuma, mas com um formato que favorece sua evaporação.
Uma bomba elétrica acoplada a um reservatório faz o líquido circular constantemente por uma tubulação, mantendo o painel encharcado.
A outra parte elétrica é o ventilador, similar aos modelos convencionais. Um motor faz as pás girarem para "sugar" o ar atrás do aparelho e forçá-lo com velocidade para frente.
Essa corrente de ar passa primeiro por um filtro, que retém pó e outros resíduos, e depois pelo painel evaporativo, de onde acaba levando as moléculas de água.
No fenômeno físico da evaporação, essas moléculas "roubam" um pouco de calor do ambiente, então o climatizador também ajuda a refrescar o cômodo. Mas não, ele não é um ar condicionado, que funciona de outra maneira.
Quanto mais seco for o ar aspirado, menor será sua temperatura ao sair do climatizador. Dependendo das condições, ela pode chegar a 5 ºC a menos que o ambiente. Então, se prepare: nos dias frios, ele pode deixar tudo ainda mais gelado.