Positivo ou negativo?

Veja como o teste de gravidez funciona

Rebecca Vettore Colaboração para Tilt, em São Paulo

Testes de gravidez vendidos em farmácias usam reações químicas para identificar sinais de uma possível gestação.

Os mais simples usam uma tira com corante para dar a informação de positivo (veja como funciona a seguir). Os mais avançados funcionam com indicador digital e conseguem informar até a quantidade de semanas deste a concepção.

Como funciona?

O teste de gravidez foi criado para detectar a presença ou não do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina. Ele começa a ser produzido pelas células do feto em formação a partir da primeira semana da gestação.

Ao entrar em contato com a amostra, a reação química entre anticorpos presentes na fita do bastão e o possível hCG acontece.

Em uma das partes do teste existe um "caminho" que absorve a urina e duas tiras:

  1. A tira de controle possui um corante que se ativa nesse momento. Essa é uma prova de que o teste está valendo.
  2. O corante da segunda só é ativado mediante a presença do hormônio hCG. A reação química libera a cor na fita (geralmente rosada ou azul).

Ao detectar a gravidez, o teste considera dois tipos de anticorpos:

  • Um monoclonal (proteínas produzidas no organismo que ajudam o sistema imunológico)
  • Um policlonal (anticorpos que são originados de diferentes linfócitos B), que reagem com o hCG caso ele exista.

Feito o procedimento corretamente, há três resultados possíveis:

  • Se apenas a linha de controle aparecer, é sinal de que a pessoa não está grávida.
  • Se apenas a linha de "positivo" aparecer, é porque o teste não foi feito corretamente.
  • Se aparecerem duas linhas, o teste deu positivo.

OBS: modelos com indicador digital exibem informações de um jeito diferente. Contudo, o funcionamento interno é parecido para a detecção do hormônio.

O nível do hCG aumenta rapidamente até a décima semana de gravidez, caindo após esse período. Ele é responsável por ajudar a produzir a progesterona nos ovários, de maneira a manter a gestação até a formação da placenta.

Profissionais da saúde orientam a realização também de um exame de sangue para confirmar a gravidez.

Dúvidas comuns

  • A linha de positivo aparece clara, e agora?

    A situação pode ocorrer quando a gravidez é recente e os níveis de hCG ainda são baixos. Ou seja: se a linha de controle apareceu, indicando que o teste foi feito corretamente, e a linha de positivo surgiu de forma fraca, considera-se que o teste deu positivo. A estimativa, segundo fontes consultadas, é que no início da gestação o nível do hormônio na urina dobra a cada 48h. Por isso, é possível que ela fique mais forte caso o teste seja repetido posteriormente.

  • Qual é o melhor horário para fazer o teste?

    Na primeira urina da manhã, quando o hormônio está mais concentrado. Caso o teste dê negativo e a dúvida da gravidez persista, o ideal é que ele seja repetido após um período, de forma a detectar os níveis crescentes de hCG. O exame de sangue é recomendado para confirmar a gravidez.

  • Existe falso positivo?

    Sim. Isso pode ocorrer caso a mulher esteja tomando algum medicamento que tenha hCG, como os usados no processo de fertilização in vitro. Quem faz suplementação com vitamina B7 também pode passar pela situação. Algumas condições, como aborto recente, tratamento para infertilidade, climatério, tumores produtores de hormônios e uso de psicotrópicos também podem influenciar.

  • Existe falso negativo?

    Sim. Fatores que interfiram na concentração de urina ou quando o teste é feito de forma errada podem resultar em um falso negativo. O exame de sangue deve ser feito para tirar todas as dúvidas.

  • E o teste que mostra as semanas da gestação?

    Os modelos do tipo detectam o hCG na urina e usam os níveis hormonais para indicar as semanas desde a concepção. É usada a tecnologia de imunoensaio (teste bioquímico) na forma de uma tira de teste de fluxo lateral. É tipo um sanduíche empregando anticorpos monoclonais específicos para hCG. A partir disso, o resultado é exibido no visor.

Topo