A Wikipédia é "a melhor coisa de todas, qualquer pessoa no mundo pode escrever o que quiser sobre qualquer assunto, assim você sabe que está recebendo a melhor informação possível". A frase não é minha, mas do icônico Michael Scott, o protagonista da série "The Office" vivido por Steve Carell. O ano era 2007 e ela descreve, no 19º episódio da terceira temporada, uma época em que usar a Wikipédia como fonte de informação era motivo de piada.
Hoje, a descrição de Michael é motivo de orgulho para a enciclopédia virtual colaborativa que, assim como "The Office", ganhou um revival na cultura popular dos anos 2020. Na pandemia das notícias falsas, a Wikipédia ressurgiu como um oásis no deserto de fake news —ainda que ela mesma não se apresente como uma boa bibliografia para trabalhos de escola, o modelo colaborativo de verificação de fatos virou um exemplo a ser seguido na web.
Por trás de tudo está Jimmy Wales, o empreendedor norte-americano de 54 anos que fundou a "Wiki". Em 2021, ele comemora duas décadas da criação de seu maior sucesso, e topou bater um papo com Tilt para falar sobre os segredos por trás da enciclopédia livre e o futuro da internet, que ele conhece desde o nascimento.