Quase não dá para acreditar que exista gente que crê na "fake news" suprema de que nosso planeta é achatado como uma pizza, coberto por um domo e cercado por uma borda de gelo, bem ao estilo da muralha de "Game of Thrones". Mas existe.
Há um mês a Netflix lançou um documentário sobre o tema, que acerta demais ao não se aprofundar no absurdo do embate argumentativo, mas sim na história de personagens, que moram nos Estados Unidos e fazem a crença girar em cabeças ociosas mundo afora.
Logo que terminei de ver, fui pesquisar o que os brasileiros que acreditam nisso estavam fazendo com o assunto. Entrevistas eles têm aos montes, mas são pouco interessantes, afinal o que esse pessoal mais quer é holofote para as tontices que falam --que vão de teorias conspiratórias envolvendo a Nasa a citações da Bíblia sobre o suposto formato plano do nosso planeta.
O que será que eles conversam e discutem quando não tem ninguém olhando? Fiquei curioso e fui fuçar grupos de discussão no Facebook para descobrir pessoas mais criativas. E achei, ô se achei!