'O futuro do planeta está em jogo', afirma Ban Ki-moon
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta terça-feira que o futuro do planeta está em jogo, ao se dirigir aos negociadores da conferência das Nações Unidas contra as mudanças climáticas em Durban (África do Sul).
"Sem exagerar, podemos dizer: o futuro do nosso planeta está em jogo", disse o secretário-geral da ONU ao inaugurar o segmento de alto nível das negociações climáticas, que devem terminar na sexta-feira.
Ban Ki-moon fez uma menção espacial à gravidade do momento e declarou: "O mundo e sua população não podem aceitar um 'não' como resposta em Durban", dirigindo-se aos negociadores de 194 países que buscam soluções ao aquecimento do planeta.
Ban Ki-moon pediu progresso no financiamento dos fundos destinados a ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
E também um compromisso das nações ricas com o Protocolo de Kioto, que as obriga a cortar suas emissões de gases de efeito estufa, nocivos ao clima.
A renovação dos compromissos de Kioto, cuja vigência termina em 2012, é o ponto central da negociação que divide os países.
O chefe da ONU convocou os negociadores a "considerar um segundo período de compromissos sob o protocolo de Kioto".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.