Topo

Austríaco anuncia 'aposentadoria' após salto da estratosfera

Em Nova York

24/10/2012 11h53

O austríaco Felix Baumgartner, o único paraquedista que conseguiu romper a barreira do som em queda livre, anunciou que está abandonando os esportes extremos.

"Me aposento oficialmente", disse durante um encontro nesta terça-feira (23) com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon. Eles conversaram sobre o salto ocorrido em 14 de outubro, em que o austríaco de 43 anos pulou de uma altura recorde superior a 39 mil metros no céu do Novo México, nos Estados Unidos.

Ban disse a Baumgartner que assistiu ao salto ao vivo pela televisão, como milhões de pessoas, e o chamou de "homem mais corajoso do mundo". "Conversamos sobre o que eu consegui fazer e sobre meus projetos, sobre como inspirar os jovens e as mulheres", declarou o austríaco.

Baumgartner disse que está disposto a participar em alguma iniciativa da ONU e afirmou que está se preparando para virar piloto de helicóptero após a aposentadoria.

"Vou me dedicar ao serviço público para ajudar as pessoas em dificuldades nas montanhas, como piloto ou como bombeiro", disse, antes de afirmar que trabalhará na Áustria, Suíça e Estados Unidos.