'Água chegou a cobrir meu nariz', diz astronauta sobre falha em capacete
O astronauta italiano Luca Parmitano, que se encontra em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), narrou nesta quarta-feira (21) em seu blog sua aterradora experiência quando teve de interromper uma caminhada espacial por causa da inexplicável presença de água no capacete.
"A sensação inesperada de ter água na nuca me surpreendeu, principalmente porque me encontrava num lugar onde preferia não ter surpresas", contou Parmitano, comandante da Força Aérea italiana de 36 anos, que descreveu os detalhes da experiência inédita.
"Senti de cara que a temperatura do líquido era muito fria, e achei que podia ser suor", narrou. "Mas a água chegou a cobrir meu nariz, uma sensação realmente espantosa, que agravei ao tentar tirar a água sacudindo a cabeça".
"A parte superior do capacete estava cheia de água e não sabia se na próxima vez que respirasse iria encher meus pulmões de ar e não de líquido", confessou.
Parmitano conseguiu por fim comunicar-se com seu companheiro de caminhada, o norte-americano Christopher Cassidy, e com a base de Houston, nos Estados Unidos, que ordenou que voltasse à estação espacial. Felizmente, ele estava ligado ao cabo de segurança que o une à ISS.
"Obriguei-me a ficar calmo e, com paciência, me aproximei da escotilha, ao mesmo tempo tentando imaginar uma maneira de eliminar a água caso ela me chegasse à boca", contou ainda.
O objetivo daquela caminhada espacial, a segunda no mês de julho, era preparar a ISS para um novo módulo russo e fazer alguns reparos.
A caminhada teve uma hora e 32 minutos de duração, segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), mas estava prevista para durar seis horas e 15 minutos.
Os especialistas da Nasa iniciaram investigações para estabelecer a causa exata da falha, por ora desconhecida. Entre as possíveis causas figura um vazamento no sistema de refrigeração do traje espacial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.