Rússia retoma lançamento de foguetes Proton 3 meses após explosão
A Rússia realizou o lançamento bem sucedido de um foguete Proton-M, quase três meses depois de suspender os lançamentos pela exposição de um deles que desprendeu na atmosfera combustível altamente tóxico.
Um foguete Proton-M, levando a bordo o satélite de telecomunicações Astra-2E, de Luxemburgo, foi lançado no último domingo (29), às 18h38 no fuso de Brasília, a partir do cosmódromo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, anunciou a Roscosmos (Agência Espacial Federal Russa) em comunicado.
Minutos depois, a planta superior do foguete Briz-M, que transporta o satélite luxemburguês SES, se separou do restante do foguete, conforme estava previsto.
No último dia 2 de julho, um foguete Proton que transportava três satélites para o sistema de navegação Glonass mudou de trajetória pouco após a decolagem e explodiu, deixando na atmosfera quase 600 toneladas de combustível altamente tóxico.
A investigação concluiu que a explosão se deveu a um erro na instalação de três girômetros. Foi o último acidente de uma série de fracassos no programa espacial russo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.