Topo

Membro do júri critica Nobel de Física dado à dupla do bóson de Higgs

Em Estocolmo

09/10/2013 11h57

O Prêmio Nobel de Física, atribuído a dois cientistas pela formulação teórica do bóson de Higgs, deveria ter sido concedido a uma organização científica europeia, o CERN, que confirmou a descoberta, declarou nesta quarta-feira (9) um membro do júri.

O que é bóson de Higgs?

O bóson de Higgs é uma partícula subatômica considerada uma das matérias-primas básicas da criação do Universo. Diferente dos átomos, elas não têm nenhum elemento em sua composição. Elas são importantes por darem respaldo a teoria do Modelo Padrão, que explica como outras partículas ganham massa. Segundo essa tese, o Universo foi resfriado após o Big Bang, quando uma força invisível (Campo de Higgs) formou-se junto de partículas associadas, os bósons de Higgs, transferindo massa para outras partículas fundamentais

FONTE: BBC

"Penso que foi errada", indicou Anders Barany, membro da Real Academia de Ciências da Suécia, em referência à decisão anunciada na terça-feira (9), com uma hora de atraso devido às longas discussões entre os membros do júri.

"Penso que estes pesquisadores experimentais fizeram um fantástico trabalho e deveriam ser recompensados", acrescentou.

O inglês Peter Higgs e o belga François Engler ganharam o Prêmio Nobel de Física 2013 por seus trabalhos teóricos realizados ndos anos 1960 sobre o bóson de Higgs, partícula elementar que explica a origem da massa.

Quase 50 anos depois - e após diversas tentativas frustradas de confirmar a existência desta partícula -, a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN, com sede em Genebra) anunciou sua descoberta em 2012, graças às pesquisas realizadas no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), o maior acelerador de partículas do mundo, situado debaixo da terra, na fronteira entre Suíça e França. E, mais tarde, com novos testes feitos no começo do ano, confirmou sua existência.

Muitos esperavam que o laboratório europeu dividisse o prêmio Nobel, mas ele foi apenas mencionado em uma breve nota que acompanhava a decisão.

"Isto nunca aconteceu antes. É um bom reconhecimento, mas não acredito que seja suficiente", afirmou Barany.

Embora no passado diferentes organizações tenham recebido o Nobel da Paz, isto nunca ocorreu com os prêmios científicos.

Ganhadores do Nobel de Física nos últimos 10 anos

2013Petter Higgs (Reino Unido) e François Englert (Bélgica)
2012Serge Haroche (França) e David Wineland (EUA)
2011Saul Perlmutter (EUA), Adam Riess (EUA) e Brian Schmidt (EUA/Austrália)
2010Andre Geim (Holanda) e Konstantin Novoselov (Rússia/Reino Unido)
2009Charles Kao (EUA/Reino Unido), Willard Boyle (EUA/Canadá) e George Smith (EUA)
2008Yoichiro Nambu (Estados Unidos), Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa (Japão)
2007Albert Fert (França) e Peter Grunberg (Alemanha)
2006John C. Mather (Estados Unidos) e George F. Smoot (Estados Unidos)
2005Roy J. Glauber (EUA), John L. Hall (EUA) e Theodor W. Hansch (Alemanha)
2004David J. Gross, H. David Politzer e Frank Wilczek (Estados Unidos)