Sonda espacial chinesa volta à Terra após orbitar a Lua com sucesso
Uma sonda espacial chinesa lançada há uma semana rumo à Lua regressou à Terra na madrugada deste sábado (1º) após orbitar o satélite, informou a agência de notícias Xinhua, citando o centro de controle espacial de Pequim.
Os cientistas chineses conseguiram, pela primeira vez na história do país, fazer regressar um dispositivo espacial, que resistiu à viagem de volta enfrentando temperaturas elevadíssimas na reentrada na atmosfera terrestre.
A sonda pousou na região da Mongólia Interior, após atingir uma velocidade de 11,2 quilômetros por segundo e reduzi-la com sucesso, destacou a Xinhua, acrescentando que o dispositivo bateu "fotos fantásticas" da Terra e da Lua.
Lançada no dia 24 de outubro da base espacial de Xichang, na província de Sichuan (sudoeste), a sonda chegou a 413.000 km de distância da Terra.
A administração estatal de Ciências, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional (SASTIND) informou na semana passada que a sonda testaria a tecnologia que será utilizada na missão Chang'e-5, prevista para 2017, cujo objetivo será recolher amostras do solo lunar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.