Lançado com sucesso terceiro voo de foguete reutilizável da Blue Origin
A empresa americana Blue Origin lançou com sucesso o terceiro voo de seu foguete reutilizável, ao conseguir que a nave não tripulada aterrissasse sem problemas após ter descido cem quilômetros, anunciou neste sábado seu fundador, Jeff Bezos.
"Decolagem sem problemas do BE-3 e perfeita aterrissagem do booster", um foguete reutilizável, tuitou em tempo real Jeff Bezos, também fundador da Amazon.
O foguete reutilizável tinha feito seu primeiro voo no fim de novembro, o que pôs a Blue Origin em vantagem com relação à concorrente SpaceX, a primeira empresa a tentar uma experiência do tipo, mas de forma infrutífera.
Em janeiro passado, o segundo lançamento também resultou em voo e pouso bem sucedidos.
O lançador da Blue Origin chega até 100 km de altitude, considerada a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço, antes de começar uma descida vertical, que realiza cada vez mais lentamente, ajudado por um paraquedas, até chegar a uma velocidade de 5 km/h antes de pousar no local de lançamento da empresa, no Texas (sul).
Conseguir que lançadores possam ser reutilizados, sobretudo os mais pesados, é um objetivo prioritário da indústria aeroespacial, fundamentalmente de operadores de satélites, com a finalidade de reduzir os custos.
"A recuperação plena do lançador muda as coisas", disse Bezos em novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.