Stephen Hawking: leilão venderá cadeira de rodas, tese e outros itens pessoais do famoso cientista
Uma cópia da tese de PhD de Stephen Hawking deve arrecadar mais de £100 mil (cerca de R$ 480 mil) em um leilão deste e outros 21 itens do célebre cientista, morto em março, a ser iniciado no final do mês.
Alguns dos objetos são conhecidos publicamente - a tese de 1965, por exemplo, derrubou o site da Universidade de Cambridge quando publicada online. O leilão da Christie's incluirá ainda uma cadeira de rodas e um livro contendo a impressão digital do físico.
A ação levará ao público ainda outros itens que, tratando-se de seu dono, nunca poderiam ser considerados banais. É o caso das suas várias medalhas, prêmios e artigos publicados por Hawking.
- A rara ameba que come 'cérebro' humano e pode ser encontrada em lagos e piscinas sem tratamento
- Leoa mata pai de seus três filhotes em zoológico nos EUA
O leilão trará ainda objetos produzidos por terceiros e que incluem a figura do cientista. É o caso do roteiro de Elementary School Musical, um dos episódios do desenho Os Simpsons em que Hawking é retratado.
Lucy, filha de Hawking, afirmou que o leilão daria às pessoas a oportunidade de "adquirir uma lembrança da vida extraordinária do nosso pai".
Os lances deverão ser feitos online entre 31 de outubro de 8 de novembro; a cadeira de rodas do cientista será disponibilizada no último lote.
Todos os recursos arrecadados serão destinados à Fundação Stephen Hawking e à Associação das Doenças dos Neurônio Motores.
A filha do cientista afirmou ainda que a Christie's tem ajudado a família a "administrar a única e preciosa coleção de pertences pessoais e profissionais do nosso amado pai".
"Esperamos ser capazes de oferecer o arquivo de nosso pai à nação através do processo de 'Acceptance in Lieu', pois sentimos que trata-se de uma grande parte de seu legado, mas também da história da ciência neste país".
O "Acceptance in Lieu" ("Aceitação no local", em tradução livre) é um mecanismo de incentivo fiscal previsto na legislação britânica que permite a compensação parcial ou integral de impostos com o oferecimento de peças de patrimônio a coleções de interesse público.
Stephen Hawking viveu e trabalhou na cidade de Cambridge e morreu em março, aos 76 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.