Chip cerebral de Musk promete curas, mas pode ser risco para humanidade
A companhia de implantes cerebrais Neuralink, do bilionário Elon Musk, anunciou ter recebido a aprovação das autoridades sanitárias dos Estados Unidos para testar chips cerebrais em seres humanos.
Como funciona o chip?
A Neuralink concebe dispositivos a serem implantados no cérebro para comunicação direta com computadores por meio do pensamento.
Qual o objetivo?
A intenção seria ajudar quem sofre de paralisias ou de doenças neurológicas. Na visão de Musk, implantes cerebrais seriam capazes de curar distúrbios indo do autismo e depressão a obesidade e esquizofrenia.
No fim de 2022, ele declarou ser tão confiante na segurança dos dispositivos que mandaria implantá-los em seus próprios filhos.
Riscos para humanidade
A startup ainda promete tornar os implantes suficientemente seguros e confiáveis para "equipar" cérebros com capacidade informática.
Numa intervenção na conferência anual da Neuralink em 2022, Musk propôs que esses chips permitissem à humanidade alcançar uma "simbiose com a inteligência artificial (IA)". Ao mesmo tempo, alegou temer que sistemas de IA possam ultrapassar os humanos e assumir o controle.
Segundo empregados da startup, entre as diversas ressalvas levantadas pela FDA, estavam a segurança da bateria de lítio integrada, a possibilidade de o implante migrar dentro do cérebro, e a dificuldade de extraí-lo de forma segura, sem danificar tecidos cerebrais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.