Topo

Chip cerebral de Musk promete curas, mas pode ser risco para humanidade

Elon Musk é dono da empresa - Getty Images
Elon Musk é dono da empresa Imagem: Getty Images

Do UOL, com informações da DW

26/05/2023 11h41Atualizada em 26/05/2023 11h51

A companhia de implantes cerebrais Neuralink, do bilionário Elon Musk, anunciou ter recebido a aprovação das autoridades sanitárias dos Estados Unidos para testar chips cerebrais em seres humanos.

Como funciona o chip?

A Neuralink concebe dispositivos a serem implantados no cérebro para comunicação direta com computadores por meio do pensamento.

Qual o objetivo?

A intenção seria ajudar quem sofre de paralisias ou de doenças neurológicas. Na visão de Musk, implantes cerebrais seriam capazes de curar distúrbios indo do autismo e depressão a obesidade e esquizofrenia.

No fim de 2022, ele declarou ser tão confiante na segurança dos dispositivos que mandaria implantá-los em seus próprios filhos.

Riscos para humanidade

A startup ainda promete tornar os implantes suficientemente seguros e confiáveis para "equipar" cérebros com capacidade informática.

Numa intervenção na conferência anual da Neuralink em 2022, Musk propôs que esses chips permitissem à humanidade alcançar uma "simbiose com a inteligência artificial (IA)". Ao mesmo tempo, alegou temer que sistemas de IA possam ultrapassar os humanos e assumir o controle.

Segundo empregados da startup, entre as diversas ressalvas levantadas pela FDA, estavam a segurança da bateria de lítio integrada, a possibilidade de o implante migrar dentro do cérebro, e a dificuldade de extraí-lo de forma segura, sem danificar tecidos cerebrais.