Topo

Merkel diz que luta contra a mudança climática não implica só privações

Em Berlim

13/12/2009 09h19

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que a luta contra a mudança climática não significa apenas renúncias, e afirmou à população do país que as medidas que forem adotadas em Copenhague não têm que, necessariamente, impor limitações. "O bem-estar, em primeiro lugar, não é uma questão de consumo em quantidade. Tem a ver com o sentir-se bem", declarou Merkel em uma entrevista publicada hoje pelo dominical "Bild am Sonntag".

PROTESTOS EM COPENHAGUE

Centenas de manifestantes foram presos

Veja também

Clique para acessar conteúdo externo

VEJA FOTOS DO PROSTESTO

Clique para acessar conteúdo externo

ESPECIAL COPENHAGUE

"Não faremos mais que nos bloquear inutilmente e colocar em jogo o nosso futuro" se o medo se antepor à renúncia na mudança necessária enfrentada pela humanidade, comentou a chanceler, que defende o comércio mundial associado a licenças de emissão de CO2. Para Merkel, "seria desejável que no futuro o comércio seja feito com certificados de CO2 e que (esse comércio) seja fiscalizado internacionalmente para economizar CO2 onde é mais fácil e barato".

Segundo a chanceler, faz "pouco sentido mobilizar com grandes custos as últimas reservas na indústria do aço quando, em outro lugar, por exemplo no saneamento da totalidade das velhas instalações, é possível alcançar uma economia clara de modo mais rápido e barato".

Na entrevista, Merkel também manifestou sua simpatia pelas várias ONGs que lutam no mundo todo para combater a mudança climática. "Muitos grupos lutam para humanizar a globalização. Isso também é tema da política alemã", comentou Merkel.

Quanto à campanha do ex-Beatle Paul McCartney para que as pessoas deixem de consumir carne vermelha para ajudar o meio ambiente, a chanceler disse que não pretende "orientar" como dever ser "o consumo". Porém, destacou que "a conscientização das pessoas é cada vez maior"."Aprenderemos a viver de maneira mais consciente em relação a muitas coisas", acrescentou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Merkel diz que luta contra a mudança climática não implica só privações - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt