Topo

Polícia solta 955 de 968 detidos em protestos em Copenhague

Em Copenhague

13/12/2009 12h56

A Polícia da Dinamarca informou hoje que soltou 955 dos 968 detidos no sábado durante os protestos paralelos à cúpula da ONU sobre a mudança climática, que acontece em Copenhague.

Segundo as autoridades, 13 pessoas permanecem no centro de detenções preparado especialmente paraconferência. Outras três foram acusadas de agredir policiais e passarão o domingo à disposição da Justiça.

A maioria dos ativistas, que não tiveram suas nacionalidades divulgadas, foi detida com base em uma lei que permite prisões preventivas de até 12 horas diante do risco de incidentes violentos.

A legislação faz parte de um pacote especial aprovado há um mês pelo Parlamento dinamarquês para evitar possíveis incidentes durante a cúpula internacional.

A Polícia foi obrigada a intervir na manifestação de ontem, que atraiu dezenas de milhares de pessoas, depois que um grupo de encapuzados se uniu à passeata e começou a jogar pedras e soltar rojões.

Vários grupos que convocaram o protesto, como o Climate Justice Action, criticaram a atuação da Polícia e o fato de centenas de ativistas terem permanecido algemados no chão durante horas, sem receber atendimento médico, água ou poder ir ao banheiro, até serem levados para o centro de detenção.