Topo

Peça da nave Columbia é encontrada em um lago do Texas

Em Washington (EUA)

02/08/2011 19h25

A Nasa (agência espacial americana) informou nesta terça-feira que encontrou em um lago do Texas (EUA) um fragmento da nave Columbia, que desintegrou no dia 1º de fevereiro de 2003 com seus sete tripulantes ao entrar na atmosfera após uma missão espacial científica de 16 dias.

As autoridades da localidade de Nacogdoches (Texas, EUA) encontraram uma peça da nave espacial em um lago seco, indicou à Agência Efe Lisa Malone, porta-voz do Centro Espacial Kennedy da Nasa. Trata-se de um tanque que fornecia energia e água em missões da nave, assinalou Malone.

Engenheiros da Nasa examinaram as fotos enviadas pelas autoridades do Texas e asseguraram: "definitivamente é uma de nossas peças". Os engenheiros confirmaram que não se trata de material tóxico e que a Nasa está desenvolvendo um plano para recuperar a peça e enviá-la ao Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral (Flórida).

Malone afirmou que a Nasa mantém boas relações com as autoridades locais do Texas e Louisiana, os dois Estados sobre os quais a nave se desintegrou. Segundo a porta-voz, a agência conseguiu recuperar entre 38% e 40% dos restos do Columbia, que ficam armazenados em um hangar em Cabo Canaveral.

Após o trágico acidente, a Nasa recuperou mais de mil fragmentos da nave nas localidades de Palestine, Lufkin, San Augustine, e principalmente em Nacogdoches, em áreas rurais do Texas.