Agência Espacial Brasileira assina acordo de cooperação com Nasa
A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) assinaram nesta quinta-feira uma série de acordos de cooperação científica para estudos sobre o clima e a camada de ozônio.
A parceria é decorrente da visita do diretor da Nasa, o astronauta Charles Bolden, ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), sediado em São José dos Campos (SP).
Com os acordos, o Brasil terá acesso aos dados do programa entre Japão e Estados Unidos sobre chuvas, denominado Medidas Globais de Precipitação, que pretende lançar em 2012 um grupo de satélites para o monitoramento das chuvas no planeta.
O Brasil, em contrapartida, fornecerá os dados sobre chuvas obtidos na Amazônia e participará da manutenção dos satélites.
Um dos acordos assinados nesta quinta-feira busca a cooperação conjunta para o desenvolvimento de um satélite de alta resolução para medir o impacto da ação humana nos ecossistemas, com uma contribuição de US$ 100 milhões do Brasil e outros US$ 150 milhões da Nasa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.