Negociação para renovação do Protocolo de Kyoto "avançou muito", diz ONU
A secretária executiva da Convenção Marco das Nações Unidas para a Mudança Climática (UNFCCC), Christiana Figueres, declarou nesta sexta-feira (2) que as negociações para a renovação do Protocolo de Kyoto "avançaram muito" nos últimos dias.
"Nesta semana ficamos otimistas porque houve um progresso muito bom", afirmou Christiana em declarações à Agência Efe no Centro Internacional de Conferências (ICC) de Durban, que recebe a 17º Cúpula da ONU sobre Mudança Climática (COP17).
Assinado em 1997 e em vigor desde 2005, o Protocolo de Kyoto é o único tratado legalmente vinculativo que fixa obrigações aos países desenvolvidos para a redução de emissões de gases do efeito estufa.
No entanto, o primeiro período deste protocolo termina no final de 2012,, e sua renovação, que deveria começar a ser aplicada a partir de 2013, ainda não foi confirmada.
"A pergunta não é se vai haver um segundo período, mas o que será aprimorado", afirmou Christiana.
Segundo a secretária executiva do UNFCCC, as decisões serão tomadas pelos ministros dos diversos países que participam do evento a partir do próximo dia 6, quando começam as reuniões de alto nível.
"Essa conversa ainda não está definida porque será um debate entre ministros. Porém, o fato de estarem debatendo como será desenvolvido o segundo período do protocolo já é um grande passo", declarou.
Questionada se Canadá, Rússia e Japão, países reticentes à assinatura do segundo período do Protocolo de Kyoto, solicitaram sua retirada formal do tratado, Christiana respondeu que não recebeu nenhuma notificação oficial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.