Estação espacial corrige órbita para evitar lixo espacial
A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) elevou hoje sua órbita para 1,7 quilômetro para evitar a colisão com um fragmento do satélite meteorológico chinês Fengyun-1C, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.
"A manobra foi realizada através dos motores de correção do módulo de serviço Zvezda. A altura média da órbita da estação é 391,6 quilômetros", disse um porta-voz do CCVE, citado pela agência "Interfax".
Os propulsores funcionaram em modo automático durante 64 segundos e aumentaram a velocidade da estação em um metro por segundo, acrescentou a fonte.
Após a correção da órbita de hoje, o CCVE decidiu cancelar sua elevação que estava prevista para o próximo dia 2 de fevereiro.
A tripulação atual da ISS é composta por seis astronautas: os russos Oleg Kononenko, Antonb Shkaplerov e Anatoli Ivanishin; os americanos Donald Pettit e Daniel Burbank, e o holandês André Kuipers, da Agência Espacial Europeia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.