Grande Acelerador de Partículas é desligado para manutenção de 2 anos
O Grande Acelerador de Partículas (LHC, na sigla em inglês), do Centro Europeu de Física de Partículas (CERN), que foi decisivo para a compreensão da origem e dos fundamentos do Universo, entrou nesta quinta-feira (14) em um longo período de manutenção que o manterá dois anos fora de serviço.
A equipe que comanda o LHC confirmou que foram extraídos os últimos feixes de prótons do anel do acelerador, localizado em um túnel circular de 27 quilômetros de circunferência construído entre 50 e 175 metros abaixo da superfície na fronteira entre a Suíça e a França.
O acelerador foi projetado para provocar colisões de feixes de prótons ou íons pesados lançados em sentidos opostos, gerando intensidades de energia sem precedentes.
Este experimento levou à descoberta de uma nova partícula que seria o chamado Bóson de Higgs, ou a partícula de Deus, o grande elemento que faltava na teoria que sustenta a física moderna.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.