Nave Soyuz com tocha olímpica parte rumo à Estação Espacial Internacional
A nave Soyuz TMA-11M, com três tripulantes e a tocha olímpica dos Jogos de Inverno de Sochi 2014 a bordo, foi lançada nesta quinta-feira (7) com sucesso da base de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o CCVE (Centro de Controle de Voos Espaciais) da Rússia.
O lançamento, realizado com a ajuda de um foguete Soyuz-FG, aconteceu às 2h14 de Brasília e foi transmitido ao vivo pela televisão russa.
O casco da nave que está a caminho da ISS com o cosmonauta russo Mikhail Tyurin, o astronauta americano Rick Mastracchio e o japonês Koichi Wakata está decorado com o símbolo dos Jogos de Sochi, que acontecem em fevereiro do ano que vem.
De acordo com o programa de voo, às 8h31 de Brasília, a Soyuz TMA-11M vai se acoplar ao módulo Rassvet da ISS, cuja atual tripulação é integrada pelos russos Fyodor Yurchikhin, Oleg Kotov e Sergei Riazanski, pelos americanos Karen Nyberg e Michael Hopkins, e pelo italiano Luca Parmitano.
Tyurin, Mastracchio e Wakata, que completarão uma missão de 190 dias na ISS, levam até a estação espacial uma tocha olímpica idêntica às utilizadas no revezamento que levará o fogo olímpico a Sochi, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.
Em um revezamento simbólico, a tocha sairá ao espaço exterior no próximo sábado durante a caminhada de Kotov e Riazanski no casco da ISS.
Durante o período que vai passar no espaço, a tocha olímpica não será acesa por razões de segurança.
A tocha voltará à Terra na próxima segunda-feira (11) a bordo da nave Soyuz TMA-9M que trará de volta a Yurchikhin, Karen e Parmitano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.